31 de julho de 2017

IDENTIDADE SEXUAL E DE GÊNERO



A identidade sexual e de gênero são diferentes desta que ilustra o post e também se diferencia entre si, para isso chamei o meu amigo Emerson que me cedeu um espaço no blog dele para mim fazer uma rádio (RÁDIO BAGARALHO FM) e também fazemos posts em ambos os blogs sobre um mesmo tema de forma diferente (ARTHUR CLARO = PORÉM ≠ e JOVEM JORNALISTA), ele fez o texto a seguir que na minha opinião saiu melhor que a encomenda, vejam.
Esses dias eu vi/ouvi essa definição na Globo, na novela A força do querer.  Achei interessante porque o personagem travesti, Nonato, a conceituou a partir da identidade de gênero. Pelo que entendi identidade de gênero é como a pessoa se vê, com relação ao seu gênero e ao seu sexo (Tem homens que se sentem mulheres, homens que se sentem homens, mulheres que sentem mulheres e mulheres que se sentem homens). Já a identidade sexual é como ela se relaciona com o próximo e quais são suas escolhas sexuais (homossexual, bissexual, assexual, pansexual etc). 
Há muita polêmica e debate sobre isso. Por exemplo, um homem pode sentir-se mulher sem fazer cirurgia (travesti) ou pode sentir-se mulher e fazer a cirurgia (transgênero). Além disso, um travesti pode gostar de mulher, sendo hétero, e de homem, sendo gay. Ou seja, há travestis gays e travestis héteros. A identidade de gênero não tem nada a ver com identidade sexual. Pode ser confuso, mas é compreensível de entender. Outro exemplo bem palpável é o do Thammy Gretchen. Ele é homem transgênero hétero, porque retirou os peitos e utiliza hormônios masculinos, mesmo que não tenha feito cirurgia para adição de pênis, sendo hétero, porque gosta de mulher e é casado com uma. Na ficção, na principal novela da Globo A Força do Querer, acontecerá justamente o contrário. Ivana será um homem transgênero gay, fará cirurgia e até mesmo a barba nos próximos capítulos, mas se relaciona com um homem, o personagem Cláudio, o que o torna um homem transgênero gay. Já na ótica de Cláudio, ele se tornará gay por conta de Ivana (ou de Ivan, como será chamado) e de sua futura condição. Polêmica atrás de polêmica né?
Identidade de gênero e sexual precisam ser discutidas com urgência, pois elas geram muita confusão e preconceito na sociedade. À medida que entendemos e a compreendemos, retiramos a trave do tabu dos olhos. Além disso, se a conhecemos de perto temos mais facilidade de definirmos quem somos (indivíduo, identidade de gênero) e como nos relacionamos com os outros (identidade sexual).
Fico grato pelo Arthur Claro trazer esse assunto de suma importância para o público do SMECPR e por ter me convidado para opinar e comentar sobre. Espero que os leitores tenham tirado a máscara e ficado com pouca roupa como eu tirei e fiquei.
Agora me digam vocês o que vocês acham desse assunto e qual é a sua identidade de gênero e sexual? Eu Arthur Claro sou homem cisgênero heterossexual.

2 comentários:

  1. Obrigado pela oportunidade de discutir esse assunto. A edição ficou legal.

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Estamos no hiatus de inverno, mas vocês podem conferir posts novos! Até o dia 05 de agosto!

    #jj #jovemjornalista #05deagosto #estreia #JJ2017B

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir