2 de setembro de 2024

SABONETE ÍNTIMO

Os sabonetes íntimos são produtos destinados e apropriados para a limpeza da região íntima, os mais indicados são os sabonetes líquidos, com o pH próximo ao vaginal que é entre 4.8 a 4.2, evite os que possuem fórmulas com muitos irrativos, tais como parabenos e propilenoglicol. Eu (Arthur Claro) não sou especialista, mas um grande curioso que sempre procura por conhecimentos para compartilhar com vocês, então encontrei alguns prós e alguns contras sobre o uso destes produtos, mas não usem como base de verdade o que estou compartilhando aqui, sempre procurem por especialistas para ter uma boa recomendação.

SABONETE ÍNTIMO DE INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS

Prós

Tem comprovação científica para uso íntimo, testados dermatologicamente, tem pH mais próximo do vaginal e geralmente são líquidos.

Contras

Contém muitos químicos na composição que costumam causar irritação e alergia com mais frequência;

Também podem não ser indicados caso você sofra com candidíase de repetição (já que a vagina neste caso está mais ácida, e o sabonete pode acidificar ainda mais) e vulvodínia (devido os irritativos).

SABONETE ÍNTIMO LÍQUIDO A BASE DE GLICERINA

Prós

Costumam ser líquidos e hipoalergênicos, pode ser uma boa opção para quem sofre com o pH muito ácido, como na candidíase de repetição.

Contras

É neutro para o pH da pele (4,7 a 5,75), mas não tão ácido quanto a região íntima; não tem comprovação científica para uso íntimo; não costuma se dar bem em quem sofre com ph mais alto (com vaginoses recorrentes e mau cheiro).

SABONETE ÍNTIMO NATURAL (FEITOS DE AROEIRA, BARBATIMÃO, CAMOMILA OU MELALEUCA)

Boa parte é em barra, mas o mais recomendado é que seja o líquido.

Prós

Costumam ser em barra, causam menos alergias, podem dar uma sensação de frescor, contém ervas calmantes e antifúngicas, não possuem muitos irritativos na fórmula.

Contras

Não tem grande comprovação científica, nem todos são testados dermatologicamente; grande parte não especifica o pH;

SABONETE EM BARRA COMUM

Prós

Podem ser os mais barato e que duram mais.

Contras

Costumam causar grandes mudanças de PH (já que geralmente são muito alcalinos, com pH de 7,0 até 11,0) e propiciar o acúmulo de fungos e bactérias;

São mais abrasivos e aumentam o risco de contaminação se for compartilhado com outras pessoas da sua casa.

Recomenda-se mesclar entre um e outro para indentificar o que melhor se adapta a sua região vaginal, caso more em lugares quentes utilize o sabonete até 3 vezes por dia e caso more em lugares frios é recomendado utilizar apenas 1 vez, use os sabonetes somente na região externa da vulva, já na região interna somente água, jamais limpe dentro do canal vaginal!

Um comentário:

  1. A vagina agradece. Temos que cuidar da saúde íntima de nossos órgãos genitais. Depois escreve sobre os cuidados com o pênis também. Acho que vai ser legal.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO do dia 31 de julho à 05 de setembro, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir