8 de outubro de 2021

DIU


DIU (Dispositivo Intrauterino) é considerado um dos métodos anticoncepcionais mais populares do mundo, também é considerado um método moderno, embora existe registros de uso de dispositivos similares na antiguidade. O DIU moderno foi inventado em 1929 pelo médico alemão Ernst Gräfenberg. O DIU é um dos contraceptivos reversíveis de longa duração, ele possui uma estrutura pequena de plástico em formato de T que é inserido no útero para evitar a gravidez, existe dois tipos de DIU, sendo o hormonal e o de cobre.

O DIU por sua longa duração e alta eficácia pode ser considerado uma alternativa às pílulas anticoncepcionais, foi à partir de 2017 que os DIUs de cobre começaram a ser oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Existe muitas dúvidas ao redor do DIU, eu como não sou especialista procurei sobre o assunto em diversos sites e agora trago algumas respostas, porém recomendo que procurem um especialista para que responda melhor as questões que obtiverem sobre o DIU. Outra coisa que quero dizer é que o melhor anticoncepcional depende de cada mulher e tem que ser feito com o auxílio do médico ginecologista. O DIU possui alta eficácia para evitar gravidez e não contra as infecções sexualmente transmissíveis, por isso é recomendado o uso da camisinha juntamente com o método anticonceptivo da sua escolha.

O DIU hormonal atua fazendo uma liberação contínua de uma dose baixa de progesterona no útero, tornando espesso o muco no colo uterino e afinando o endométrio, dificultando a mobilidade do esperma para alcançar o óvulo, o DIU é considerado por isso o método de alta eficácia tendo a probabilidade de gravidez é de 0,5% de chance, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).

O DIU de cobre provoca mudanças no endométrio, isto ocorre à medida a liberação de íons de cobre na cavidade uterina, isto ocorre um aumento da produção de prostaglandinas, isto provoca uma reação inflamatória interferindo nos espermatozoides e nos óvulos, o DIU de cobre também provoca alterações no muco cervical, tornando-o mais espesso, a probabilidade de gravidez é de 0,6% segundo a OMS.

As mulheres que possuem contraindicações ao uso de hormônios ou amamentam é recomendado que elas utilizem o uso do DIU de cobre, já o DIU hormonal é recomendado para as mulheres que possuem reações ao hormônio estrogênio e o fluxo menstrual aumentado, com isto os dispositivos podem diminuir a quantidade de sangue expelido e as cólicas menstruais.

Antes da inserção do DIU é necessário realizar um ultrassom transvaginal para avaliar o tamanho do útero, se existe alguma alteração que necessite ser tratada para que não atrapalhe o contraindique a colocação do dispositivo, também é realizadas avaliações sobre possíveis infecções vaginais ou no colo do útero que precisam ser tratadas antes de colocar o dispositivo.

Tanto a inserção e a remoção do DIU é realizada por um médico, os DIUs ficam dentro de um tubo de plástico e na parte de trás possui um sistema para empurrar o DIU para fora do plástico, antes da inserção a paciente em posição ginecológica é feita uma limpeza da vagina e do colo de útero com uma substância antisséptica, com o auxílio de uma haste fina, milimetrada, o médico mede a cavidade interna uterina, com este valor, o profissional sabe o quanto o tubo precisa ser inserido para colocar o DIU posicionado corretamente, com o tubo dentro do útero, o médico aciona o mecanismo aplicador que empurra o dispositivo e o faz se abrir e se alojar dentro da cavidade uterina. Os DIUs possuem um fiozinho (fio-guia) que sai pelo canal do colo do útero é enrolado em um lugar aonde permite que o médico saiba o posicionamento correto do DIU e não é possível senti-lo durante a relação sexual. O procedimento não é doloroso, mas isto depende de mulher para mulher, pois é comum sentir cólicas ou desconfortos, durante os exames o médico e a paciente podem conversar sobre a possibilidade de utilizar a anestesia.

Após a inserção do DIU é recomendado (porém não obrigatório) que se faça um ultrassom transvaginal para ver se o posicionamento do dispositivo está correto, também é importante fazer um acompanhamento do dispositivo com ultrassons de seis em seis meses.

Alguns médicos indicam que as pacientes esperem pelo menos três dias após a inserção do dispositivo para ter relações sexuais, mas não é regra, isto depende da sensibilidade de cada mulher, porém após a inserção do dispositivo pode causar uma leve cólica, pois o útero se contrai em uma tentativa de expulsá-lo.

O DIU é contraindicado para as mulheres que possuem alguma má formação uterina, as pacientes que estão fazendo o tratamento de alguma IST (Infecção Sexualmente Transmissível) ou possui alguma infecção vaginal e uterina, não é recomendado a inserção do dispositivo até que seja tratadas.

Não é indicado tomar algum outro anticoncepcional quando se usa o DIU, pois isto pode provocar uma irregularidade menstrual, mas há especialistas que receitam o uso de anticoncepcional por alguns meses para controlar o escape causado pelo DIU hormonal.

Para saber qual é o melhor DIU para se colocar é preciso fazer uma avaliação com um médico de confiança para que ele auxilie na decisão de qual colocar, mas não existe um dispositivo melhor que o outro.

O DIU de cobre pode fazer que as mulheres continuem menstruando, porém o DIU hormonal pode fazer que 20% das mulheres que coloquem menstruem, mas a maioria a menstruação é discreta e infrequente.

Os DIUs de cobre evitam a gravidez por um período de 3 a 10 anos, já os dispositivos hormonais agem de maneira contínua por até 5 anos.

Não é comum o parceiro sentir o DIU durante a relação, mas é provavelmente que ele sinta o fio guia, isto ocorrendo a paciente deve falar com o seu médico para que o fio seja reposicionado ou cortado.

É importante deixar claro se caso existir algum desconforto depois da inserção do DIU é necessário procurar um ginecologista para fazer a remoção.

Espero que este post tenha ajudado vocês a conhecerem um pouco mais sobre o DIU, quando eu resolvi fazer este post não sabe muita coisa sobre, pra dizer a verdade só sabe do formato e do nome, mas como todo post gosto de dizer que é sempre bom procurar um especialista para tirar as dúvidas, quem quiser pode deixar nos comentários um próximo tema que posso procurar e fazer para vocês.

Um comentário: