Sei que não esperei a resposta de vocês, mas eu decidi criar um post para falar um pouco de vasectomia, eu pesquisei alguns artigos para poder criar este post, mas saibam que eu não sou nenhum especialista, então em caso de dúvidas procure um especialista.
Antes de começar é preciso saber que a vasectomia é um procedimento cirúrgico realizado nos homens para evitar filhos, é uma cirurgia rápida e que na maioria das vezes é realizada de forma ambulatorial, isso quer dizer, sem precisar ficar internado e com anestesia local. Se um homem for realizar esse procedimento, em poucos minutos estará liberado para ir pra casa de forma segura.
Como funciona a cirurgia de vasectomia?
O urologista faz dois pequenos cortes, na bolsa testicular, e corta e dá um nó, no canal responsável por transportar os espermatozoides, terminado a cirurgia, que dura menos que 30 minutos o paciente vai poder ir pra casa, depois de alguns dias o paciente deve fazer um exame do esperma, para confirmar que não tem mais espermatozoides no líquido e então está liberado para ter relações sem precisar de outros métodos anticoncepcionais, a recuperação e o retorno às atividades do dia-a-dia costuma ser rápida.
Dúvidas comuns que podem surgir
A vasectomia altera algo na função sexual?
Não, a cirurgia é feita com um corte muito pequeno na bolsa testicular e é interrompido apenas o ducto deferente, este canal transporta apenas os espermatozoides, o homem vai continuar ejaculando e não é possível notar nenhuma diferença no esperma a olho nu, somente usando o microscópio.
Existe algum risco de ficar impotente?
Não existe este risco relacionado à cirurgia de vasectomia, pois ela não altera a ereção, nem para pior e nem para melhor.
Existe alguma possibilidade de sentir menos prazer?
Não, esta cirurgia não mexe na sensibilidade do pênis e também não altera a produção de hormônios pelo testículo.
É possível reverter a vasectomia?
Sim é possível, mas não é garantido, a cirurgia de reversão da vasectomia é mais difícil, cara e não tem garantia de sucesso, é importante ao se submeter a uma vasectomia, ter a certeza que realmente não quer mais ter filhos.
Esta cirurgia dói?
Ela é feita com anestesia local, você sentirá as primeiras picadas da anestesia, mas durante a cirurgia em si não sentirá nenhuma dor, após a cirurgia pode ter certa dor, mas que é bem controlada com os remédios ministrados.
Qual o custo em média de uma cirurgia de vasectomia?
Pode ser pago usando o plano de saúde, se o mesmo cobrir a cirurgia, porém o SUS também costuma oferecer esta cirurgia, mas o tempo de espera varia de cidade pra cidade, de acordo com a quantidade de cirurgia contratadas pela sua secretaria de saúde. Como esta cirurgia pode ser realizada sem o paciente ficar internado e sem necessidade de anestesia geral, costuma ser bem mais barato que outras cirurgias maiores.
A vasectomia engorda e/ou pode causar câncer?
Não, de forma alguma, é uma cirurgia que não tem nenhum desses efeitos colaterais.
A vasectomia diminui os testículos?
A vasectomia é uma cirurgia que não é feita nos testículos, e sim em um órgão chamado ducto deferente, a menos que tenha alguma complicação rara, não causa nenhuma alteração de tamanho do testículo.
A vasectomia protege de outras doenças?
Não, a vasectomia protege somente contra a gravidez, os riscos de se contrair doenças sexualmente transmissíveis, ao ter relações sem preservativo com parceiras desconhecidas é o mesmo. AIDS, sífilis, gonorreia, herpes, HPV, donovanose, cancro mole, uretrites, são algumas doenças que estão cada vez mais presentes, por ter aumentado o número de relações sem proteção.
Agora que temos uma ideia do que é vasectomia, o que vocês acharam desse post? Quem sabe em outro momento faço um post sobre a Laqueadura que é a cirurgia para não ter filhos feita nas mulheres. Quem tiver algum tema para eu criar um post, pode deixar nos comentários.
O post sanou todas as dúvidas. Parabéns por trazer esse assunto tão informativo e necessário.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia