27 de novembro de 2023

AS DIFERENÇAS ENTRE AIDS E HIV

Hoje vou compartilhar com vocês algumas diferenças que encontrei sobre a AIDS e o HIV, os dois estão intimamente relacionados e possuem diferenças que nem todo mundo sabe, eu mesmo não sabia que existia estas diferenças. Eu encontrei estas diferenças visitando o site da Capricho, sim além de ler a revista (faz tempo que não leio esta revista), eu visito o site na procura de ideias para posts que podem ser interessante para este meu blog, quem quiser visitar o artigo é só ver aqui "Aids e HIV são a mesma coisa? Explicamos as diferenças em 7 pontos".

A primeira diferença é que HIV e AIDS não são a mesma coisa, sendo que HIV é o vírus que causa a doença AIDS. Então para entender melhor o que é o HIV vou esclarecer a sigla que é Vírus da Imunodeficiência Humana, é um microrganismo que pode infectar o sistema imunológico do corpo, com isso ele enfraquece as defesas naturais do organismo, tornado-o suscetível a doenças e infecções. O HIV não possui uma cura, mas com tratamento adequado, as pessoas que foram infectadas pelo HIV podem viver por muitos anos uma vida saudável.

Agora para entender a AIDS vou esclarecer a sigla que é Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, que é a fase mais avançada da infecção do HIV, nesse estágio, o sistema imunológico está tão danificado que o corpo não consegue combater as infecções comuns, tais como a Pneumonia.
O HIV é transmitido por relações sexuais sem utilização de camisinha, compartilhamento de agulhas ou seringas contaminadas, uma mãe para um filho durante a gravidez, no parto e/ou na amamentação, quase raramente acontecer através da transfusão de sangue ou transplante de órgãos com material contaminado. Vale lembrar e deixar claro que beijo de língua, espirro, abraços e tosse não transmitem o HIV.

Para saber se tem AIDS é preciso realizar testes específicos, coletando sangue, o quanto mais cedo se detectar existirá um tratamento mais eficaz. Para quem tem medo de fazer é preciso saber que estes testes são totalmente confidenciais e amplamente disponíveis em clínicas de saúde e centro de testagem.
Este post foi feito por eu (Arthur Claro) que não sou nenhum especialista, mas recomendo que vocês que ficaram curiosos sobre o assunto e querem esclarecimento melhor, procurem um para que tenham respostas melhores e mais corretas que podem te ajudar a entender o tema e quem sabe se proteger e proteger as pessoas que você ama.

Um comentário:

  1. Ótimo trazer esse assunto informativo aqui no blog. Obrigado pelo compartilhamento.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir