8 de agosto de 2022

BRA-BURNING (QUEIMA DOS SUTIÃS) NO MISS AMERICA

Em alguma situação da vida você (leitor(a)) já ouviu falar do ato no qual as mulheres queimaram os sutiãs, caso não lembre veja a imagem a seguir.


Agora lembrou? Mas será que sabe a história por trás desse ato? Eu encontrei um artigo que fala sobre e agora irei compartilhar com vocês usando as minhas palavras sobre este ato. Espero que nenhuma feminista se sinta ofendida por eu querer compartilhar isto, estou aqui só para compartilhar algo que acho interessante e não fazer piada.
O "Bra-burning" como é conhecido este ato ocorreu em 1968 durante o concurso de beleza Miss America em Atlantic City (EUA), foi um protesto contra a sexualização e exploração comercial do corpo feminino, o Miss America como qualquer concurso de beleza era visto pelo grupo de mulheres que protestaram como um meio de propagação dos padrões estéticos e da visão opressiva sobre as mulheres, porém não houve fogo literalmente no ato, mas cerca de 400 manifestantes colocaram numa simulação de fogueira, roupas e acessórios que padronizavam a beleza e os corpos femininos (saltos altos, espartilhos, cintas e é claro os sutiãs). Este foi um protesto pacífico e onde não houve a queima literal dos sutiãs, pois ocorreu em um espaço privado. O post foi curto, mas espero ter mostrado um pouco da história mundial.

2 comentários:

  1. Olà, Artur, pois não sabía disse ato mas acho que é simbólico e pretende chamar a atenção sobre o tema das misses e dos cánones de beleça feminina. Também ha para homes, os mister. Em fim, tudo tem sua lógica!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa história.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está está em HIATUS DE INVERNO de 03/08/22 à 01/09/22, mas você sempre é bem vindo (a) para visitar e comentar os posts! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir