29 de junho de 2022

VAMOS FALAR DE ASSEXUALIDADE?

Se a resposta foi "Sim" continue a ler...

...Um assunto sexual porém é algo assexual, confuso? Mas estou aqui para explicar com as minhas palavras sobre o tema ASSEXUALIDADE, utilizarei alguns artigos retirados do Google para ter um bom embasamento para quem sabe ser um post bem explicado e nada clichê. Porém se a resposta foi "Não" peço que cliquem aqui (www.disney.com.br).

Agora voltando ao tema ASSEXUALIDADE, segundo o site WIKIPÉDIA, a assexualidade é a falta total, parcial ou condicional da atração sexual independente do sexo biológico ou gênero, isto quer dizer que as pessoas assexuais podem apresentar pouco ou nenhum interesse nas atividades sexuais humanas, em outras palavras é classificada como uma orientação sexual. Algumas pessoas sexuais podem ter relacionamentos românticos porém nada sexual, mas tem alguns assexuais que participam por curiosidade de atividades sexuais e também podem se masturbar numa forma forma de se aliviar sozinho, porém não sentem necessidade de realizar a masturbação. Segundo pesquisas a ASSEXUALIDADE é perto de 1% da população mundial. A pessoa assexual geralmente traz questionamentos e dúvidas de outras pessoas ao longo da vida, pois estas pessoas acham que isso pode ser uma "doença" ou uma "fase", mas como toda orientação sexual é preciso compreender e respeitar independente das preferências e necessidades sexuais. A ASSEXUALIDADE não tem haver com a abstinência ou celibatário, muito menos tem relação com algum trauma por experiências ruins ou abusos sexuais.

DIA E SEMANA DA ASSEXUALIDADE

O dia de celebração da ASSEXUALIDADE é no dia 6 de abril e a semana que se celebra a conscientização da ASSEXUALIDADE é a última semana do mês de outubro.

MITOS SOBRE ASSEXUALIDADE

Assexuais são pessoas frias e incapazes de construir relações afetivas;
Assexuais não enfrentam preconceitos, opressão e discriminação;
A assexualidade é uma criação moderna da internet;

SÍMBOLOS DA ASSEXUALIDADE


A bandeira da assexualidade é constiuída por quatro listras horizontais nas cores preta, cinza, branca e roxa com os respectivos significados assexualidade, área cinza entre o sexual e o assexual, sexualidade e a comunidade.


Tendo a explicação da bandeira é fácil compreender o triângulo, tendo em mente que a sexualidade humana é fluída e que ela se manifesta diferente em cada pessoa, então as duas pontas superiores do triângulo correpondem à heterossexualidade e à homossexualidade, a parte central correspondendo a bissexualidade.



O símbolo é uma brincadeira existente na comunidade assexual, isto quer dizer que as pessoas dizem que até bolo pode ser melhor que sexo, devido a esta comparação que adotaram como símbolo para desejar boas vindas aos novos membros de algumas comunidades.



A carta Ás do baralho em inglês se pronuncia ACE que é a mesma pronuncia para designar uma pessoa assexual, os símbolos são o Ás de Copas que representa os românticos e o Ás de Espadas que representa os arromânticos.

Agora que vocês aprenderam um pouco da ASSEXUALIDADE que tal refletir sobre estasperguntas para tentar se compreender a sua sexualidade?

Eu sinto atração sexual?
Eu me sinto atraído por outras pessoas, sejam do sexo oposto ou do mesmo sexo?
Eu me sinto pressionado a gostar de sexo por conta de influências de amigos, familiares, cônjuges e da mídia?
Eu já me forcei a participar de atos sexuais ou românticos para não me sentir inadequado? 
Eu sinto que tem algo errado comigo porque não sinto atração sexual como as pessoas à minha volta? 
Eu posso desfrutar da minha vida sem necessidade de ter contato sexual?
Eu sinto que posso me conectar emocionalmente com outra pessoa sem necessidade de sentir atração física ou sexual?
O que eu valorizo em um relacionamento amoroso?
Como meu parceiro me vê? 

Conforme as respostas que obtiverem pode ser que tenham a resposta da sua sexualidade, não sou um especialista para afirmar quais são as respostas e nem que estas perguntas são válidas para descobrir isso, mas vale o exercício da reflexão sobre elas.

Um comentário:

  1. Interessante esse assunto. É bom para quebrar qualquer tipo de tabu que venha a existir.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir